Home Básicos Islam Vida Após a Morte

Vida Após a Morte

Vida Apos a Morte

Os muçulmanos acreditam em uma vida após a morte e com a morte de um indivíduo, a porta para a próxima vida é aberta.

Allah (Deus) diz no Alcorão:

” E guardai-vos de um dia, em que sereis retornados a Allah. Em seguida, cada alma será compensada com o que logrou, e eles não sofrerão injustiça.” [Sagrado Alcorão 2:281]

“Cada alma experimentará a morte. E, apenas, no Dia da Ressurreição, sereis compensados com vossos prêmios. Então, quem for distanciado do Fogo e introduzido no Paraíso, com efeito, triunfará. E a vida terrena não é senão gozo falaz. [Sagrado Alcorão 3:185]

Como a maioria das pessoas sabem, a morte é a única certeza na vida, e não importa quem você é ou onde você está, a morte eventualmente chegará até você. Isso é claramente mencionado no Alcorão:

“Onde quer que estejais, a morte atingir-vos-á, ainda que estejais em elevadas torres.” [Sagrado Alcorão 4:78]

A crença na vida após a morte é um dos Seis Pilares da Fé no Islam, e é um pré-requisito acreditar nisso para se tornar um muçulmano, como é mencionado no Alcorão:

“Ó vós que credes! Crede em Allah e em Seu Mensageiro e no Livro que Ele fez descer sobre Seu Mensageiro, e no Livro que Ele fizera descer antes. E quem renega a Allah e a Seus anjos e a Seus Livros e a Seus Mensageiros e ao Derradeiro Dia, com efeito, descaminhar-se-á com profundo descaminhar.” [Sagrado Alcorão 4:136]

Além disso, isso é mencionado nos ditos do Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos estejam com ele), que disse a respeito da ressurreição:

“.. [e] Allah mandará a água do céu e os cadáveres crescerão como a vegetação cresce …” [Bukhari: 4935]

A crença na vida após a morte é muito importante para os muçulmanos e, assim como acreditam firmemente nela, pelo fato de terem sido informados por Allah, acreditar nela também ajuda a melhorar suas ações e comportamentos nesta vida. Isso dá aos humildes e aos oprimidos uma esperança e uma antecipação por uma justiça superior da qual ninguém escapará, e faz com que as pessoas se tornem temerosas, pois sabem que um dia Deus julgará entre as pessoas a respeito de suas crenças e ações.

É um lembrete constante para os muçulmanos pensarem em cada ação que eles fazem, e se eles serão questionados sobre isso no Dia do Julgamento ou não. Um exemplo perfeito disso está na declaração de ‘Umar ibn Abd Al-‘Aziz, que era um dos governantes do império islâmico e bisneto de um dos discípulos mais antigos do Profeta Muhammad ﷺ. É mencionado que uma vez quando um homem abusou verbalmente dele, ele comentou:

“Se não fosse pelo Dia do Juízo, eu teria respondido a você.”

A crença na vida após a morte não é apenas única para os muçulmanos, outras religiões também têm um conceito de vida após a morte, embora discordem quanto à natureza exata. Por exemplo, os judeus acreditam em uma vida após a morte que inclui uma ressurreição física dos mortos, embora alguns na mesma religião acreditem na reencarnação. Os cristãos, como os muçulmanos, acreditam no Dia do Juízo, no Paraíso e no Fogo do Inferno, mas diferem quanto às especificidades de cada estágio. Por outro lado, budistas e hindus não acreditam em uma ressurreição física, mas apenas em um renascimento espiritual da alma.

Em conclusão, a crença em uma vida após a morte é um aspecto fundamental da crença islâmica e sempre ocupa um lugar central na mente de um muçulmano, no sentido de que, toda e qualquer ação é pensada antes do empreendimento, em relação a se será de benefício ou prejuízo na vida por vir.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…