Home Básicos Profeta Muhammad Breve Biografia do Profeta Muhammadﷺ

Breve Biografia do Profeta Muhammadﷺ

madina

Uma Breve Biografia do Profeta Muhammad ﷺ

Muhammad ﷺ era um homem analfabeto, porém, sábio e respeitado que nasceu em Meca no ano 570 E.C, numa época em que o cristianismo ainda não estava totalmente estabelecido na Europa. Seus primeiros anos foram marcados pela morte de seus pais. Desde que seu pai morreu antes de seu nascimento, seu tio, Abu Talib, da tribo respeitada de Quraysh (Os Coraixitas), o criou. Como Muhammad ﷺ cresceu, ele se tornou conhecido por sua veracidade, generosidade e sinceridade, de modo que ele foi procurado por sua capacidade de arbitrar em litígios. Sua reputação e qualidades pessoais também levaram seu casamento, aos vinte e cinco anos, a Khadijah, uma viúva a quem ele havia ajudado nos negócios. Desde então, ele se tornou um cidadão importante e confiável de Meca. Os historiadores descrevem-no como calmo e meditativo.

Muhammad ﷺ nunca se sentiu totalmente satisfeito em fazer parte de uma sociedade cujos valores ele considerava desprovido de verdadeira significância religiosa. Tornou-se costume de se retirar de tempos em tempos para a caverna de Hira, meditar perto da cimeira de Jabal al-Nur, a “Montanha da Luz”, perto de Meca.

Aos 40 anos, enquanto estava envolvido em um retiro tão meditativo, Muhammad ﷺ recebeu sua primeira revelação de Deus através do Anjo Gabriel. Essa revelação, que continuou durante vinte e três anos, é conhecida como o Sagrado Alcorão, a gravação fiel de toda a revelação de Deus. A primeira revelação dizia:

“Lê, em nome do teu Senhor Que criou; Criou o homem de algo que se agarra. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo, que ensinou através do cálamo, ensinou ao homem o que este não sabia.” [Sagrado Alcorão 96:1-5]

monte
Monte da Luz (Jabal An-Nur) na Arábia Saudita

Foi essa a realidade que ele gradualmente e constantemente veio a aprender e a acreditar, até que ele percebeu plenamente que esta é a verdade. Seu primeiro convertido foi Khadijah, cujo apoio e companheirismo proporcionaram a garantia e a força necessárias. Ele também ganhou o apoio de alguns de seus parentes e amigos.

Três temas fundamentais da mensagem inicial eram:

  • A majestade de um Deus único
  • A futilidade da adoração a ídolos
  • A ameaça de julgamento e a necessidade da fé e compaixão e moral nos assuntos humanos

Todos esses temas representavam um ataque ao materialismo grosseiro e a idolatria prevalecentes em Meca na época. Então, quando ele começou a proclamar a mensagem para outros, os Makkans o rejeitaram. Ele e seu pequeno grupo de seguidores sofreram uma amarga perseguição, cresceu tão feroz que, no ano 622 E.C, Deus lhes deu o comando para emigrar. Este evento, a Hijrah (migração), em que eles deixaram Meca para a cidade de Medina, a cerca de 418 quilômetros ao norte ao norte, marcou o início de uma nova era e, assim, o início do calendário muçulmano. Durante o seu sofrimento, Muhammad ﷺ provocou o conforto do conhecimento que lhe foi revelado sobre outros profetas, como Abraão, José e Moisés (Que a paz esteja com eles), cada um dos quais também foi perseguido e testado.

Depois de vários anos e algumas batalhas significativas, o Profeta e seus seguidores puderam retornar a Meca, onde perdoaram seus inimigos e estabeleceram o Islã definitivamente. Quando o Profeta morreu, aos 63 anos, a maior parte da Arábia aceitou o Islã, e dentro de um século após sua morte, o islamismo se espalhou até o oeste, como a Espanha e o extremo leste da China. Era claro que a mensagem não se limitava aos árabes; Era para toda a humanidade.

Os ensinamentos do Profeta (hadith) são revelação. Seus seguidores e estudiosos reuniram cerca de 10.000 deles. Alguns dos exemplos clássicos dessas doutrinas são citados abaixo:

“A busca do conhecimento (útil) é obrigatória para todo crente (homem ou mulher)”. [Ibn Majah]

“Eliminar uma coisa prejudicial em uma via pública é a caridade”. [Bukhari, muçulmano]

“Aqueles que não mostram bondade e amor não podem esperar que a sua bondade lhes apareça.” [Bukhari]

“Adorei a Deus (Deus) como se você o visse, pois mesmo se você não pode vê-lo, Ele o vê.” [Bukhari, muçulmano]

Embora Muhammad ﷺ profundamente amado e imitado, como o último dos mensageiros de Deus, ele NÃO está sujeito a adoração.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…