Home Básicos Mulher Igualdade Entre Homens e Mulheres no Islã

Igualdade Entre Homens e Mulheres no Islã

A igualdade entre homens e mulheres

Igualdade Entre Homens e Mulheres no Islamismo e sua Natureza Complementar de Um para Outro

Em certo sentido, a igualdade entre homens e mulheres é possível e razoável porque ambos são humanos, com almas semelhantes, cérebros, corações, pulmões, membros, etc. Em outro sentido, a igualdade entre homens e mulheres é impossível e um absurdo devido à sua diferenças naturais nas qualidades físicas, mentais, emocionais e psicológicas, inclinações e habilidades. Entre esses dois, devemos trilhar para perceber como eles são iguais e como eles são complementares.

Se a igualdade total entre todos os membros do mesmo gênero é impossível devido as diferenças naturais em forças e outras qualidades, independentemente de o gênero ser masculino ou feminino, então é definitivamente impossível entre os dois gêneros. Deus, o Exaltado e Todo-Poderoso, diz no Sagrado Alcorão:

“E, de cada cousa, criamos um casal, para meditardes.” [Sagrado Alcorão 51:49]

Mesmo os átomos exibem essa dupla qualidade com papéis inter-relacionados e complementares desempenhados pelas partículas e íons positivos e negativos, mas cada uma é parte integrante de todo o sistema da chamada base binária de toda a vida. A maioria dos seres vivos têm sexo masculino e feminino para reprodução. À medida que a ciência da biologia nos ensina, que todos os mamíferos têm traços semelhantes em suas estruturas moleculares e glandulares que determinam diferenças de gênero. Esses traços físicos, psicológicos e sexuais básicos têm seus efeitos definitivos em outras esferas da vida.

É natural que um homem precise e encontre satisfação com uma mulher e uma mulher com um homem, uma vez que são criados um do outro e um para o outro. Ambos estão inseparavelmente ligados um ao outro. Nem eles podem encontrar o cumprimento, exceto quando em companhia do outro de forma legal e honorável o companheiro e sua esposa, como Allah O Todo Poderoso diz em Seu Livro o Sagrado Alcorão, mencionado nos dois versículos citados no prefácio:

“Ó homens! Por certo, Nós vos criamos de um varão e de uma varoa, e vos fizemos como nações e tribos, para que vos conheçais uns aos outros. Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso. Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor.” [Sagrado Alcorão 49:13]

Em muitos casos, o islã trata as mulheres como iguais aos homens. Alguns deles são apresentados abaixo. Nas próximas seções, expandiremos esses temas em vários contextos ao longo do livro.

1) Igualdade na Humanidade Básica

Tanto o homem quanto a mulher são iguais em termos de sua humanidade. O islamismo não classifica as mulheres, por exemplo, como a fonte do mal no mundo por algum pecado original que levou Adão a ser expulso do Paraíso ou seja a causa do mal no mundo, libertando uma caixa de Pandora de vícios, como algumas outras doutrinas e fábulas religiosas ensinam. Allah, o Exaltado e Todo-Poderoso, afirma no Sagrado Alcorão:

“Ó homens! Temei a vosso Senhor, Que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher, e de ambos espalhou pela terra numerosos homens e mulheres. E temei a Allah, em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços consangüíneos. Por certo, Allah, de vós, é Observante.” [Sagrado Alcorão 4:1]

Allah também afirma no Sagrado Alcorão:

“O ser humano supõe que será deixado negligenciado? Não era ele uma gota de esperma ejaculada? Em seguida, uma aderência. Então, Ele o criou e o formou. E fez dele o casal: o varão e a varoa.Esse não é Poderoso para dar a vida aos mortos?” [Sagrado Alcorão 75:36-40]

Allah ilustrou nos versículos que Ele criou ambos os sexos de uma única fonte. Não há diferença entre os dois sexos em termos de qualificações na humanidade, e cada um complementa o outro como os dois gêneros da espécie. O islam aboliu e revogou todas as leis injustas anteriores que degrava as mulheres como inferiores em qualidade e natureza.

O Profeta de Deus Muhammad (Que a paz e bênçãos estejam com ele) disse:

“Verdadeiramente, as mulheres são as metades gêmeas dos homens.” [Abu Dawood]

2) Igualdade em Obrigações Religiosas

Igualdade de deveres e rituais religiosos são exigidos tanto de mulheres como de homens. O Testemunho de Fé (Shahadah), a Oração (Salah), a Caridade Obrigatória (Zakah), o Jejum (Saum) e a Peregrinação (Hajj) são igualmente exigidos para ambos os sexos. Em alguns casos, os requisitos são um pouco mais fáceis para as mulheres, para aliviar suas dificuldades especiais. Por exemplo, em consideração de sua saúde e condição física, mulheres menstruadas ou uma mulher no estado de sangramento e recuperação pós-natal são absolvidas do dever de orações e jejum. Ela é obrigada a compensar os dias de jejum perdidos devido a menstruação e sangramento pós-natal, mas não suas orações, pois isso seria muito oneroso.

3) Igualdade em Recompensas e Punições

Tanto os homens quanto as mulheres têm recompensas similares pela obediência e penalidades pela desobediência neste mundo e no futuro. Como afirmado por Allah no Sagrado Alcorão:

“A quem faz o bem, seja varão ou varoa, enquanto crente, certamente, fá-lo-emos viver vida benigna. E Nós recompensá-los-emos com prêmio melhor que aquilo que faziam.” [Sagrado Alcorão 16:97]

E o Senhor mais majestoso diz:

“Por certo, aos moslimes e às moslimes, e aos crentes e às crentes, e aos devotos e às devotas, e aos verídicos e às verídicas, e aos perseverantes e às perseverantes, e aos humildes e às humildes, e aos esmoleres e às esmoleres, e aos jejuadores e às jejuadoras, e aos custódios de seu sexo e às custódias de seu sexo, e aos que se lembram amiúde de Allah e às que se lembram amiúde dEle, Allah preparou-lhes perdão e magnífico prêmio.” [Sagrado Alcorão 33:35]

4) Igualdade na Preservação de Honra e Nobreza

As mulheres têm as mesmas obrigações morais e têm direito aos mesmos direitos gerais que os homens na guarda da castidade, integridade e honra e respeito pessoal, etc. Não são permitidos padrões duplos. Por exemplo, aqueles que acusam falsamente uma mulher casta de adultério ou fornicação são punidos publicamente, como se um homem fosse caluniado. Allah, o Exaltado, afirma no Sagrado Alcorão:

“E aos que acusam de adultério as castas mulheres, em seguida, não fazem vir quatro testemunhas, açoitai-os com oitenta açoites, e, jamais, lhes aceiteis testemunho algum; e esses são os perversos,” [Sagrado Alcorão 24:4]

5) Igualdade nas Negociações Financeiras e Propriedade

As mulheres são igualmente qualificadas e podem se envolver em negócios financeiros e propriedade. De acordo com a lei islâmica, as mulheres podem possuir, comprar, vender e realizar qualquer transação financeira sem a necessidade de proteção e sem restrições ou limitações – uma situação inédita em muitas sociedades até os tempos modernos.

6) O Melhor de Vocês é o Melhor para a Sua Mulher

O Islã indica que um homem que honra, respeita e lida com as mulheres de forma justa e integral, possui uma personalidade saudável e justa, enquanto um homem que os maltrata é um homem injusto e inesquecível. O Profeta de Allah ﷺ disse:

“O crente mais completo é o melhor em caráter, e o melhor de vocês é o melhor para suas mulheres.” [Tirmidhi]

7) Igualdade na Educação e no Cultivo

O Islã dá direito às mulheres aos mesmos direitos que os homens em termos de educação e cultivo. O Profeta de Allah ﷺ disse, conforme relatado e autenticado pelos estudiosos das tradições proféticas:

“Procurar conhecimento é obrigatório para cada muçulmano (seja, masculino e ou feminino).” [Ibn Majah]

Os estudiosos muçulmanos concordaram coletivamente que a palavra muçulmano, quando usada em escrituras reveladas, inclui homens e mulheres, como indicamos em parênteses. Assim, o Islã confere às mulheres o mesmo direito de educação, a fim de compreender as obrigações religiosas e sociais, e obrigou-os a criar seus filhos da melhor forma, de acordo com a orientação islâmica correta. É claro que as mulheres têm certas obrigações em criar seus filhos que são compatíveis com suas habilidades e os homens têm obrigações complementares para financiar, proteger e manter de acordo com suas responsabilidades adicionais na unidade familiar. O Profeta Muhammad ﷺ disse:

“Quem cuida de duas meninas até chegarem à puberdade, ele e eu iremos no Dia da Ressurreição desse jeito. “O Mensageiro de Allah (Que a paz e bênçãos estejam com ele) juntou-se aos dedos para ilustrar isso.” [Muslim]

Sobre as escravas do sexo feminino, o Profeta de Allah Muhammad ﷺdisse:

“Quem tem uma criança do sexo feminino com ele (sob a tutela da escravidão), e a treina no melhor comportamento, e ensina-a bem, e depois a libera e se casa com ela, terá uma dupla recompensa.” [Bukhari e Muslim]

8) Igualdade nas Responsabilidades Sociais

Homens e mulheres têm obrigações e responsabilidades semelhantes para reformar e corrigir a sociedade ao melhor de suas capacidades. Homens e mulheres assumem a responsabilidade de ordenar o bem e proibir o mal igualmente, como Deus, o Exaltado, afirma no Sagrado Alcorão:

“E os crentes e as crentes são aliados uns aos outros. Ordenam o conveniente e coíbem o reprovável e cumprem a oração e concedem az-zakah, e obedecem a Allah e a Seu Mensageiro. Desses, Allah terá misericórdia. Por certo, Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” [Sagrado Alcorão 9:71]

9) Direito de Receber Partes Justas da Riqueza

Os homens e as mulheres estabeleceram e determinaram direitos para receber sua parcela justa de riqueza, assim como eles são obrigados a dar Zakah (Obrigatório Caridade) de acordo com o cálculo estabelecido. Todos os estudiosos muçulmanos concordam por unanimidade sobre isso. Uma mulher tem sua parcela de herança, como será discutido em mais detalhes mais tarde, o que era um direito impensável em muitas sociedades.

Allah O Todo Poderoso diz:

“Há para os homens porção do que deixam os pais e os parentes. E há para as mulheres porção do que deixam os pais e os parentes, seja pouco ou muito. É porção preceituada.” [Sagrado Alcorão 4:7]

10) Tanto uma Mulher, Quanto um Homem, Pode Dar a Alguém o Direito de Buscar Refúgio e Segurança Entre os Muçulmanos

Allah, o Exaltado, diz:

“E, se um dos idólatras te pede defesa, defende-o, até que ouça as palavras de Allah; em seguida, faze-o chegar a seu lugar seguro. Isso, porque são um povo que não sabe.” [Sagrado Alcorão 9:6]

O Mensageiro de Allah ﷺ disse:

“E a proteção dos muçulmanos é uma, e os menos deles podem dar proteção; e quem usurpa o direito de um muçulmano, a maldição de Deus e seus anjos e todo o povo está sobre ele, e nenhum arrependimento ou resgate será aceito por ele.” [Sahih Bukhari]

Isso também é provado pela famosa história de Um Hani ‘(Mãe de Hani’) quando ela deu proteção a um politeísta que se refugiou nela no dia da conquista de Makkah depois que seu parente ameaçou matar essa pessoa (por algum tempo passado de inimizade) para que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:

“Protegemos e damos asilo a quem você dá o asilo O Um Hani.” [Sahih Bukhari]

Estes são apenas alguns dos direitos, mencionados aqui como exemplos de forma resumida para indicar a natureza abrangente da jurisprudência islâmica.

  • direitos humanos no islamismo

    Os Direitos Humanos no Islamismo

    Os Direitos Humanos no Islamismo Infelizmente, os preconceitos e desigualdades que atormen…
  • Mulher no Islã

    Mulheres no Islã: Oprimidas ou Livres?

    Mulheres no Islã Numa época em que o resto do mundo, da Grécia e de Roma à Índia e à China…
Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…