Home Básicos Profeta Muhammad O Caráter do Profeta Muhammad ﷺ

O Caráter do Profeta Muhammad ﷺ

El-caracter-del-profeta

Deus combinou em Seu último Profeta ﷺ as qualidades mais ilustres, garantindo por isso, a confiança de seu público. Sua pessoa cintilava de todos os ângulos e era assim tão admirável aos olhos de todos. Aqueles que consideraram a linhagem crucial – embora não seja aos olhos de Deus – acharam Muhammad ﷺ descendente de uma nobreza que era a mais pura das puras. Aqueles que eram experientes em fisionomia (avaliar o caráter de uma pessoa com base na aparência física) sentiram que o rosto de Muhammad era brilhante. Aqueles que o experimentaram em primeira mão, ou depois leram sua biografia, encontraram em Muhammad um estilo de vida de extraordinária sinceridade e convicção.

A Honestidade do Profeta Muhammad

O Profeta ﷺ não era meramente uma pessoa cuja honestidade foi testemunhada, mais ainda, seus clãs oficialmente o tinham intitulado como Sādiq al-Amīn (o Verdadeiro, o Confiável). Mesmo quando o perseguiram e rejeitaram sua mensagem, eles ainda confiaram a ele os seus bens mais preciosos. Aisha (ra) disse: “Ele instruiu Ali (ra) a ficar para trás em Mecca, para devolver todos os pertences que o Mensageiro de Deus tinha para as pessoas. Não havia ninguém em Mecca (mesmo seus inimigos) que tinha objetos de valor pelos quais temia, exceto que ele os guardava com o Mensageiro de Allah ﷺ, devido à honestidade e confiabilidade que era conhecida [por todos] sobre ele. Assim, ‘Ali (ra) ficou por três dias e três noites para entregar tudo confiado pelas pessoas ao Mensageiro de Allah ﷺ, e depois alcançou ﷺ após completar essa tarefa.”

Sua honestidade baseada em princípios era tão evidente que mesmo pessoas de diferentes épocas, origens e religiões reconhecem isso. Na verdade, você freqüentemente os vê incapazes de imaginar uma pessoa justa lendo sua vida e chegando a uma conclusão diferente.

Thomas_CarlyleDe fato, embora o filósofo e historiador escocês Thomas Carlyle (1881) certamente tenha suas reservas sobre o Islam, seu fascínio pela sinceridade do Profeta Final às vezes confinava entre intriga profunda e convicção aparente. Por exemplo, ele explica:

Vai muito contra a teoria do impostor, o fato de ele ter vivido desse modo inteiramente incomum, completamente silencioso e comum, até que o calor de seus anos estivesse completo. Ele tinha quarenta anos antes de falar de qualquer missão do Céu. Todas as suas irregularidades, reais e supostamente, datam de seu quinquagésimo ano, quando a boa Kadijah morreu. Toda a sua “ambição”, aparentemente, tinha sido, até então, viver uma vida honesta; sua “fama”, a mera boa opinião dos vizinhos que o conheciam, tinha sido suficiente até então. Não até que ele já estivesse ficando velho, o calor lascivo de sua vida se esgotou, e a paz crescendo como a principal coisa que este mundo poderia lhe dar, ele começou na ‘carreira de ambição’ e, desmentindo todo seu caráter passado e existência, criada [por outros] como um charlatão vazio miserável para adquirir o que ele não podia mais desfrutar! Para minha parte, não tenho fé alguma nessa [teoria falsa].

No mesmo livro “On Heroes, Hero Worship, and the Heroic in History”, Carlyle diz:

As mentiras (calúnia ocidental) que o zelo bem-intencionado acumulou em torno desse homem (Muhammad) são vergonhosas para nós mesmos.

Na história da humanidade, muitos impostores reivindicaram a profecia, e todos foram encontrados desprovidos de virtuosismo e antiético oportunistas. Isso é endêmico e esperado dos profetas impostores – pois eles abraçaram ser o mais sinistro dos mentirosos. Assim como mentir sobre seus amigos é pior do que mentir sobre uma pessoa aleatória, e assim como mentir sobre seus pais é pior do que mentir sobre seus amigos, não há nada mais feio do que uma pessoa mentindo sobre Deus. Portanto, quando um homem com a indiscutível honestidade de Muhammad ﷺ vive por quarenta anos sem nunca mentir, então afirma ser o profeta de Deus, isso deve ser visto como um sinal da veracidade de sua afirmação.

Finalmente, “O sol eclipsou na vida do Mensageiro de Allah ﷺ no dia em que [seu filho] Ibrāhīm morreu. As pessoas disseram que o sol eclipsou por causa da morte de Ibrāhīm. O Mensageiro de Allah ﷺ disse:

“O sol e a lua não eclodem por causa da morte ou da vida (ou seja, nascimento) de ninguém. Pelo contrário, eles são dois dos sinais de Allah, pelos quais Ele instila o temor em Seus servos. Quando você vê o eclipse, ore e invoque Allah.”

Se o Profeta fosse um impostor, essa teria sido a oportunidade perfeita para capitalizar esse reforço de credibilidade. Esses eventos coincidentes abriram uma janela extremamente conveniente para a autopromoção e, no entanto, o Profeta ﷺ nem permitia que outros interpretassem isso como que os céus estivessem entristecidos por Ibrāhīm. Embora machucado pela trágica perda, ele subiu ao púlpito, descartou a falsa interpretação e estabeleceu que os eclipses não seguem senão as leis universais de Deus.

Sua Austeridade e Ascetismo

O estilo de vida simples e austero do Profeta ﷺ é uma importante indicação de que sua missão não poderia ter sido egoísta. Afinal, este era um homem que controlava toda a Arábia no final de sua vida. Mesmo antes disso, ele teve milhares de seguidores ao longo de sua permanência em Madinah; seguidores que eram obcecados por ele, e teriam amado fazer qualquer coisa no mundo por ele. Com tudo isso considerado, não encontramos luxo em nenhuma esfera de sua vida. Em vez disso, encontramos em sua casa, uma esteira de palha que deixava marcas do seu lado, e uma pele de couro pendurada, com a qual ele se banhava. Quando ele desejava prostrar-se nesse compartimento, ele tocava Aisha (ra) para dobrar as pernas, de forma a abrir espaço para que ele se prostrasse. Durante meses, nenhum fogo era aceso para cozinhar em sua casa, e sua família tinha que se contentar com tâmaras e água, a menos que um Companheiro lhes desse algum leite.

Edward_GibbonEdward Gibbon (d. 1794), historiador e membro do Parlamento da Inglaterra, escreveu em seu livro “The Decline and Fall of the Roman Empire, Capitulo 50:

O bom senso de Muhammad desprezou a pompa da realeza. O Apóstolo de Deus submeteu-se aos ofícios menores da família; ele acendia o fogo; Varria o chão; ordenhava as ovelhas; e reparava com suas próprias mãos os sapatos e as roupas. Desprezando a penitência e o mérito de um eremita, observou sem esforço ou vaidade a dieta absurda de um árabe.

“Em outras palavras, ele não apenas suportou a grosseria de uma vida austera, mas ela fluía naturalmente dele. Ele não estava tentando incentivar a vida monástica ou auto-privação, nem fingia esse minimalismo para ganhar elogios das pessoas. Gibbons continua:

Em ocasiões solenes, ele banqueteou seus companheiros com abundância rústica e hospitaleira. Mas, em sua vida doméstica, muitas semanas passavam sem que um fogo fosse aceso na casa do Profeta.

Irving_WashingtonDe acordo com Washington Irving (d. 1859), um biógrafo e diplomata americano “Mohamet and His Successors”:

Ele era sóbrio e abstinente em sua dieta e um rigoroso observador de jejuns. Ele não se entregava a nenhuma magnificência de vestuário, a ostentação de uma mente mesquinha; nem a simplicidade no vestuário foi afetada, mas o resultado de um desrespeito real pela distinção de uma fonte tão trivial … Seus triunfos militares não despertaram orgulho nem vanglória, como teriam feito se tivessem sido efetuados por propósitos egoístas. No tempo de seu maior poder, ele manteve a mesma simplicidade de maneiras e aparência que nos dias de sua adversidade. Longe de afetar um estado real, ele ficava descontente se, ao entrar em uma sala, qualquer testemunho incomum de respeito lhe fosse mostrado.

Bosword_SmithBosword Smith (d. 1908), um reverendo, professor e autor escreve em seu livro “Muhammad and Muhammadanism”:

Chefe do Estado e da Igreja; Ele era César e Papa em um; Mas ele era o Papa sem as pretensões do Papa, e César sem as legiões de César, sem um exército permanente, sem guarda-costas, sem uma força policial, sem uma receita fixa. Se alguma vez um homem governou por um divino direito, foi Muhammad, pois ele tinha todos os poderes sem seus apoios. Ele não se importava com os pensamentos do poder. A simplicidade de sua vida privada estava em acordo com sua vida pública.

A Valentia do Profeta Muhammad

A grande bravura do Profeta ﷺ significava que ele não era apenas verdadeiro, mas certo de sua veracidade. Alguns orientalistas, embora todos sejam ridículos em descrever o Islam, optam por argumentar que Muhammad ﷺ não estava mentindo conscientemente, mas sofria de uma doença mental que o submeteu a delírios de grandeza. Esta afirmação desmorona nos pés da bravura documentada do Profeta, porque alguém que “ouve vozes” e sofre distúrbios psicológicos seria inconsistente, relutante e incapaz de alcançar todos os triunfos alcançados. Mais importante ainda, uma pessoa mentalmente perturbada nunca apresentaria um sistema completo de crenças e leis que ganhassem o respeito de milhares de historiadores, filósofos e outros homens de sabedoria. Portanto, a bravura consistente e incomparável de Muhammad ﷺ se torna um garante em apoio à sua profecia.

O Profeta nunca fugiu em batalha; em vez disso, ele lutou sem medo nas linhas de frente. Teria sido perfeitamente compreensível que o Profeta ﷺ se protegesse atrás do exército, pois sua morte significaria o fim da mensagem. No entanto, “Ali b. Abi Ṭālib (ra), o célebre guerreiro, diria: “Eu mesmo testemunhei no Dia de Badr como costumávamos ficar perto do Profeta ﷺ como proteção, e ele estava o mais próximo de nós para o inimigo, e ele era o mais feroz [guerreiro] naquele dia.”

Um homem disse uma vez para al-Barā ‘b. ‘Zib (ra),“ Você fugiu no dia de Ḥunayn, O Abu ‘Umāra? ”Ele respondeu:“ Posso testificar que o Profeta de Allah ﷺ não recuou. Pelo contrário, eram alguns jovens apressados que se encontraram – sem armas adequadas – um grupo de Hawazin e Banu Nadir. Eles eram [excelentes] arqueiros, e eles atiraram neles uma série de flechas que expuseram [suas fileiras]. O povo virou [para ajudar] ao Mensageiro de Allah ﷺ, cuja mula estava sendo liderada por Abu Sufyān b. Harb. Ele desmontou, orou e invocou a ajuda de Deus. O que ele disse foi: “Eu sou o Profeta; isso não é mentira. Sou filho de Abdul-Muṭṭalib! Ó Deus, envie sua ajuda!” Por Deus, quando a batalha se tornava feroz, buscávamos proteção por trás dele, e [somente] os mais valentes entre nós poderiam estar ao seu lado [na batalha]”.

Quando Allah revelou:

“Ó Mensageiro, transmita aquilo que foi revelado a você… e Deus o protegerá do povo” [al-Māida (5): 67]

o Profeta ﷺ proibiu seus Companheiros de continuarem a vigiar à noite, à sua porta.

Uma noite, os muçulmanos – que permaneceram ansiosos que os romanos atacariam Madinah a qualquer momento – acordou assustado com um estrondo alto. Correndo para a cena, eles encontraram o Profeta ﷺ já retornando em um cavalo sem sela pertencente a Abu Ṭalḥa, sua espada pendurada no pescoço, assegurando-lhes que era um alarme falso. É preciso uma coragem exemplar, correr sozinho para enfrentar um perigo potencial como esse, coragem que até as pessoas mais corajosas admirariam.

Sua Perseverança

O Profeta Muhammad ﷺ não só demonstrou bravura em junções específicas em sua vida, mas mostrou resistência e consistência exemplares por toda parte. Considere um homem que nunca conheceu seu pai em primeiramente, que mal desfrutou da compaixão de sua mãe e depois perdeu seu avô, e depois seu tio e sua querida esposa simultaneamente. Considere um homem que viveu para testemunhar a morte de cada um dos seus filhos salvo um, um homem que foi tratado como uma ameaça e fugitivo depois de décadas a construir uma reputação impecável entre seu povo. Considere um homem que sofreu abuso físico até que ele desmaiasse, foi morto de fome por anos por seu próprio povo e enfrentou inúmeras campanhas de assassinato. Considere um homem que foi expulso de sua casa, enviado fugitivo para Madinah para se proteger, apenas para encontrar hipócritas lá esperando todas as oportunidades para traí-lo. Considere um homem que assistiu tentativas de assassinato contra sua vida se desenvolverem regularmente, bem como o assassinato e mutilação de seus parentes e companheiros, e depois a calúnia de sua querida esposa, Aisha (ra), a filha de seu mais leal camarada.

Quem poderia perseverar com a esperança e persistir em uma ética incomparável, diante de tudo isso, exceto alguém infundido por uma ajuda única do céu? O Profeta ﷺ levantou-se desse abismo da negatividade e não só sobreviveu, mas tornou-se uma fonte de misericórdia e empatia para pessoas, animais e plantas. Isso é nada menos que milagroso. Somente Deus destrói os mortos dos vivos e produz uma fonte de uma rocha e alimenta uma rosa no deserto. Somente Deus poderia ter mantido ele sorrindo por toda parte, brincando com seus netos, de acordo com seus princípios, elevando os espíritos daqueles que sofreram muito menos do que ele. Somente Deus poderia ter habilitado ele a ter compaixão pelo coração, perdão para seus inimigos e preocupação com o arrogante.

Somente Deus poderia ter mantido seu coração agradecido às vezes quando outros não podiam ser pacientes e seu coração misericordioso, às vezes, quando outros não podiam ser justos.

Embora os incidentes que reflitam sua perseverança são inúmeros, qualquer pessoa honesta pode simplesmente se familiarizar com o embargo no barranco de Abu Ṭālib. Isso continuou por três anos totalmente brutais, em que o Profeta ﷺ observou os lábios de seus Companheiros se tornarem verdes por comer folhas e roer animais escondidos, por desespero por qualquer alimento. De fato, ele observou seus familiares mais queridos se deteriorarem lentamente diante de seus olhos. Khadīja (ra) e Abu Ṭālib foram tão debilitados pelo embargo que eles nunca se recuperaram disso; ambos morreram logo depois disso. E com a proteção de Abu Ṭālib acabada, o Profeta ﷺ recebeu naquele ano o tratamento mais humilhante de sua vida.

Aisha relatou que uma vez perguntou ao Profeta ﷺ: “Você encontrou um dia mais difícil do que o dia de Uud?” O Profeta ﷺ disse: “Sua tribo tem me preocupado muito, e o pior foi o dia de ‘Aqaba. Eu introduzi ‘Abd Yalāyl b. ‘Abd Kulāl, e ele não respondeu ao que eu estava procurando. Eu [eventualmente] saí, sobrecarregado de dor, e não pude relaxar até me encontrar em uma árvore onde levantei a cabeça para o céu para ver uma nuvem que me protegia. Eu olhei para cima e vi Gabriel nela. Ele me ligou dizendo: ‘Allah ouviu as palavras do seu povo e como eles responderam, e Allah enviou o Anjo das Montanhas para você para que você faça o que deseja para essas pessoas. O Anjo das Montanhas me cumprimentou e disse: ‘Oh Muhammad, ordene o que você quer, e se você quiser, eu deixarei cair as duas montanhas nelas’. Eu disse: ‘Não, eu espero que Allah traga de seus descendentes pessoas que eles adorarão a Allah somente sem associar nada com Ele. “[Bukhari]

Em outros relatos, ele passou dez dias em Ṭā’if depois de falar com seus líderes, chamando seu povo ao Islã, até que multidões se reuniram para expulsá-lo. Eles fizeram duas fileiras e forçaram-nos a cruzá-los enquanto jogavam obscenidades e atiravam pedras até o sangue fluir através de suas pernas abençoadas, a cabeça de Zayd b. Ḥaritha ficou profundamente magoada. Mas mesmo naquela hora mais sombria, todo esse agravamento agravado ainda não quebrou a perseverança do Profeta.

O Profeta Muhammad e Seu Otimismo

É notável como o Profeta Muhammad ﷺ nunca perdeu a esperança no apoio e na vitória de Allah, independentemente de quão, aparentemente, desesperançosa sua situação se tornava nalgumas vezes. Esse otimismo mostra um coração atado com fé suprema. Ao sair de Mecca para a migração, o Profeta ﷺ e Abu Bakr (ra) foram seguidos para uma caverna. Os mercenários estavam na boca da caverna, e simplesmente tinham que se inclinar para olhar para dentro, e nada teria impedido que percebessem e capturassem o Profeta ﷺ. Nesse momento incansável, quando o desespero penetrara até às almas mais firmes, o Profeta ﷺ pronuncia calmamente a seu Companheiro uma afirmação inacreditável:

“Ó Abu Bakr, o que você acha de dois? Quando Deus é o terceiro?”

O Alcorão referiu mais tarde Este incidente, dizendo:

“Se não o socorreis, Allah o socorrerá, como, com efeito, Allah o socorreu, quando os que renegavam a Fé o fizeram sair, de Mecca, sendo ele o segundo de dois; quando ambos estavam na caverna e quando disse a seu companheiro: “Não te entristeças; por certo, Allah é conosco.” Então, Allah fez descer Sua serenidade sobre ele e amparou-o com um exército de anjos, que não víeis, e fez inferior a palavra dos que renegavam a Fé. E a palavra de Allah é a altíssima. E Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” [Sagrado Alcorão 9:40].

Alguém pode dizer: como sabemos que Muhammad não fabricou este versículo após o evento, retratando com ele uma imagem desonesta sobre sua convicção inabalável em Deus? A resposta mais simples é que Abu Bakr (ra) testemunhou pessoalmente quão calmo e composto o Mensageiro de Allah ﷺ estava naqueles minutos aterrorizadores. Se ele não tivesse estado assim, Abu Bakr (ra) continuaria sendo o seu maior admirador e continuaria a venerá-lo como encarnação da integridade, mesmo após a morte do Profeta?

Assim foi a convicção que o Profeta Muhammad teve em sua fé, pela qual a promessa de Deus que seu coração viu, superaria a desesperança que seus olhos viram. Isto é idêntico ao que ocorreu a Moisés (Paz esteja com ele) na costa:

“E, quando se depararam as duas multidões, os companheiros de Moisés disseram: “Por certo, seremos atingidos.” Ele disse: “Em absoluto não o seremos! Por certo, meu Senhor é comigo; Ele me guiará.” [Sagrado Alcorão:61-62]

Esse grau de certeza era exclusivo dos profetas e mensageiros; mesmo que o mundo perdesse a esperança, eles nunca se desviavam.

Os Seguidores do Profeta Muhammad

Ao analisar a veracidade da profecia de Muhammad, seria negligente limitar seus seguidores aos Nobres Companheiros. O Profeta Muhammad ﷺ é a personalidade mais influente da história humana (veja: The 100, by Michael Hart), sendo imitado nas particularidades mais privadas ou matizadas de sua vida. Por um milênio e meio, tem havido um fascínio mundial com a semelhança do Profeta final, mesmo ao custo de se opor à cultura dominante ou tendências atuais. Para 1,6 bilhão de pessoas hoje, esse é um pequeno preço a pagar por se espelhar no ser humano mais ideal que já viveu.

David_George_HogarthDavid George Hogarth (d. 1927), um estudioso britânico e arqueólogo, disse em seu livro “Arábia”, publicado em 1923:

Sério ou trivial, seu comportamento diário instituiu um cânone que milhões observam hoje com a memória consciente. Ninguém considerado por qualquer seção da raça humana como o Homem Perfeito já foi imitado tão minuciosamente. A conduta do fundador do cristianismo não governou a vida comum de seus seguidores. Além disso, nenhum fundador de uma religião deixou uma eminência tão solitária como o apóstolo muçulmano.

No entanto, seus seguidores mais profundos foram, sem dúvida, seus Companheiros, e isso é o que distingue seu testemunho da verdade de sua mensagem. Estes Companheiros não eram um mero grupo de bons companheiros que oravam de noite, dedicavam suas vidas a Deus, mas compartilhavam uma ingenuidade coletiva. Isto foi, sem tendência, a geração mais significativa na história da humanidade.

O gênio de ‘Umar b. al-Khaṭṭāb (ra), por exemplo, foi reconhecido por muitos historiadores. De fato, a Columbia History of the World afirma como ‘Umar efetuou uma burocracia superior à do Império Romano, que precedeu o governante muçulmano. Quando um árabe tribal pode construir um governo federal com poder centralizado, mas também a flexibilidade para tornar as periferias dessa união sustentáveis – e, por isso, mudam o curso da história – deve-se admitir que essa era uma mente excepcional. Esta é apenas uma pessoa que acreditou na profecia de Muhammad ﷺ, que o imitava com uma admiração obsessiva. Abu Bakr dando metade da sua riqueza por causa do Islam, Bilāl recusando-se a recuar suas crenças, apesar da tortura impensável, Sumayya e Yāsir sendo torturados até a morte por se recusarem a fingir que não acreditavam em Muhammad ﷺ, não são eventos insignificantes. Quanto àqueles que sobreviveram, eles empreenderam a tarefa importante de inculcar seu espírito e mensagem em suas vidas, tornando-os mais merecedores do louvor de Deus:

“Sois a melhor comunidade que se fez sair, para a humanidade: ordenais o conveniente e coibis o reprovável e credes em Allah. E, se os seguidores do livro, cressem, ser-lhes-ia melhor. Dentre eles, há os crentes, mas sua maioria é perversa. “[Sagrado Alcorão 3:110]

Sendo seguido tão ardentemente por esse calibre de pessoas, que o experimentou antes e depois da profecia, e testemunhou seu comportamento diariamente, é um indicador claro de quão confiantes eles estavam nele ﷺ e sua missão.

William_Montgomery_WattWilliam Montgomery Watt (d. 2006), historiador escocês e professor emérito em estudos árabes e islâmicos, escreveu:

Sua disposição para sofrer perseguição por suas crenças, o alto caráter moral dos homens que creram nele e olharam para ele como um líder e a grandeza de sua conquista final – todos argumentam sua integridade fundamental. Supor que Muhammad é um impostor, levanta mais problemas do que resolve. Além disso, nenhuma das grandes figuras da história é tão pouco apreciada no Ocidente quanto Muhammad … Assim, não apenas devemos creditar Muhammad com honestidade e integridade essenciais, se quisermos compreendê-lo; se quisermos corrigir os erros que herdamos do passado, não devemos esquecer que a prova conclusiva é um requisito muito mais rigoroso do que uma demonstração de plausibilidade, e em uma questão como essa apenas para ser alcançada com dificuldade.

Esta era a personalidade imaculada do Profeta Muhammad ﷺ, visível para aqueles séculos e mares além de sua vida. Não deixa nenhum espanto por que uma geração inteira se superou em imitar seu sorriso, seu desinteresse, sua posição para a verdade e sua humanidade servidora.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…