Home Questões Equívocos Os Muçulmanos Acreditam em Satanás?

Os Muçulmanos Acreditam em Satanás?

os-muculmanos-acreditam-em-satanas

Os muçulmanos acreditam que o diabo existe, negar sua existência é igual a negar o Alcorão. O Diabo, chamado Iblis ou Shaitaan (Satanás) no Islam, é um ser dentre os Jinn, uma espécie separada dos Anjos, Humanos e Animais.

É uma crença central no Islam que Iblis não é um Anjo, já que os anjos não são seres que têm livre-arbítrio e, portanto, é impossível desobedecerem a Deus.

Dentre os Jinn, Iblis (Satanás) era o mais piedoso e justo de todos, na verdade, ele havia atingido um nível tão alto que ele estava na companhia dos Anjos nos céus devido à sua piedade, foi quando Allah (Deus ) criou Adão, o primeiro ser humano, que a queda de Iblis começou.

Como mencionado no Alcorão, Allah decidiu criar o primeiro ser humano, Adão, do barro. Uma vez que Allah fez a cocha de Adão, foi deixado por algum tempo, durante o qual Iblis veio a olhá-lo, como mencionado em uma narração do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele):

“Quando Allah criou Adão no Paraíso, Ele o deixou tanto tempo quanto desejava deixá-lo. Então Iblis vagou ao redor dele para ver o que ele realmente era e quando Iblis o achou oco por dentro, ele reconheceu que a nova criatura tinha sido criada com uma disposição tal que é fraca e não teria controle sobre si mesma.” [Muslim: 2611]

Uma vez que Adão estava totalmente criado, Allah ordenou a todos no céu que se curvassem a Adão em respeito, não por adoração, da maneira que os muçulmanos se prostram para Allah.

” E, com efeito, criamo-vos; em seguida, configuramo-vos; depois, dissemos aos anjos: “Prosternai-vos diante de Adão.” E prosternaram-se, exceto Iblis. Ele não foi dos que se prosternaram.” [Sagrado Alcorão 7:11]

Como mencionado no versículo acima, o comando foi dado a todos, incluindo Iblis, que é mencionado junto com os anjos.

Este verso muitas vezes causa confusão entre pessoas que não têm conhecimento da língua árabe, e em face da tradução sugere que Satanás era um anjo em vez de um Jinn, encaixando-se na teologia judaico-cristã.

Iblis se recusou a obedecer ao comando de Allah, o seguinte versículo nos diz a razão pela qual ele não se curvou.

“Allah disse: “O que te impediu de te prosternares, quando to ordenei? “Satanás disse: “Sou melhor que ele. Criaste-me de fogo e criaste-o de barro.” [Sagrado Alcorão 7:12]

Iblis foi, em essência, o primeiro racista a existir, isso resultou de sua imensa arrogância e orgulho sobre quem ele era, o que levou à sua queda, descrita no próximo verso.

Allah disse: “Então, desça dele! E não te é admissível te mostrares soberbo nele. Sai, pois, por certo, és dos humilhados!” [Sagrado Alcorão 7:13]

Deus então puniu Iblis removendo-o do Paraíso, citando a arrogância como a razão e lembrando a Iblis que ele foi humilhado. Em vez de se arrepender e sentir pesar por desobedecer a uma ordem direta de Allah, Iblis escolheu promover sua violação contra Allah, conforme descrito nos seguintes quatro versículos:

“Satanás disse: “Concede-me dilação, até um dia, em que eles serão ressuscitados. Allah disse: “Por certo, és daqueles aos quais será concedida dilação. Satanás disse: “Então, pelo mal a que me condenaste, ficarei, em verdade, à espreita deles, em Tua senda reta. Em seguida, achegar-me-ei a eles, por diante e por detrás deles, e pela direita deles e pela esquerda deles, e não encontrarás a maioria deles agradecida.” [Sagrado Alcorão 14-17]

É claro pelos versos acima que Iblees não se arrependeu do que ele fez, e então escolheu continuar sua desobediência contra Allah pedindo permissão para ter trégua até o Dia do Juízo Final para que ele pudesse tentar enganar tantos humanos quanto possível para provar a Allah que eles são uma criação tola e fraca.

No entanto, Allah advertiu Iblis sobre aqueles que acreditam em Allah e adoram somente a Ele nos seguintes versos:

Ele disse: “Senhor meu! Pelo mal a que me condenaste, em verdade, aformosearei o erro, para eles, na terra, e fá-los-ei, a todos, incorrer no mal, “Exceto Teus servos prediletos, entre eles.” Allah disse: “Esta é uma senda reta, que Me impende observar. [Sagrado Alcorão 15:39-41]

Como Allah mencionou, Satanás não terá nenhuma autoridade sobre as pessoas que acreditam em Allah e se submetem a Ele. Depois disso Allah baniu Iblis dos céus como mencionado no seguinte versículo:

Allah disse: “Sai dele, como execrado, banido. Dos que, dentre eles, te seguirem, encherei a Geena, de todos vós.” [Sagrado Alcorão 7:18]

O Fim de Satanás

É mencionado claramente no Alcorão qual será o destino final de Iblis e seus seguidores:

“E, quando for encerrada a ordem, Satanás dirá: “Por certo, Allah prometeu-vos a verdadeira promessa, e eu vos prometi, mas vos falhei. E eu não tinha poder algum sobre vós, senão que vos convoquei, e me atendestes. Então, não me censureis, e censurai-vos a vós mesmos. Não sou vosso salvador nem vós sois meus salvadores. Por certo, renego que me houvésseis associado a Allah, antes.” Por certo, os injustos terão doloroso castigo.” [Sagrado Alcorão 14:22]

Ele rejeitará todos eles e todos serão lançados no fogo do inferno como recompensa por suas ações.

Os muçulmanos são ordenados a buscar refúgio em Allah do mal de Iblis, ele não perderá a chance de desencaminhar um indivíduo de qualquer maneira possível, e desde que ele tem estado por perto desde o começo da raça humana, ele sabe como nós pensamos e vivemos , aproveitando assim as nossas fraquezas. No Alcorão, ele tem muitos títulos diferentes, como:

“O Sedutor” [Sagrado Alcorão 35: 5]

“O Inimigo” [Sagrado Alcorão 35: 6]

“O Arrogante” [Sagrado Alcorão 38:74]

Em resumo, o Islam nos diz tudo o que precisamos saber sobre o Satanás, incluindo suas origens, sua missão de afastar a humanidade de Deus e qual será o fim e de seus seguidores. Os muçulmanos são repetidamente advertidos sobre as armadilhas do Satanás por Allah no Alcorão, como no seguinte verso:

” Ó vós que credes! Entrai na Paz, todos vós, e não sigais os passos de Satanás. Por certo, ele vos é inimigo declarado.” [Sagrado Alcorão 2:208]

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…