Home Questões Família O que o Islã diz sobre “mães”?

O que o Islã diz sobre “mães”?

Mãe no Islã

Qual é o grau dos Pais, especialmente da Mãe, no Islam?


Esta é uma das coisas mais convincentes sobre o Islã – o tratamento das mulheres em geral e, especialmente, as mães de posição elevada no Islã.

Entre os exemplos mais claros de honra do Islã às mulheres é o grande status da mãe no Islã. O Islã ordena bondade, respeito e obediência aos pais e enfatiza
especificamente e dá preferência à mãe como será mostrado neste artigo. O Islã eleva os pais a um status maior do que aquele encontrado em qualquer outra religião ou ideologia.

O mandamento de ser bom para os pais começa no Alcorão. Deus diz:

“Adorai a Deus e não vos associais com Ele, e sede bondosos com os vossos pais…” [Sagrado Alcorão 4:36]

A menção de servidão aos pais segue imediatamente após a servidão a Deus. Isto é repetido em todo o Alcorão.

“O teu Senhor decretou que não adoreis a ninguém senão a Ele, e que sereis bondosos com os pais: se um ou ambos atingem a velhice na vossa vida, não lhes digais uma palavra de desprezo, nem os repelais, E, por bondade, abaixe-lhes a asa da humildade e diga: “Meu Senhor! Concede-lhes Sua Misericórdia, assim como eles me amaram na infância.” [Sagrado Alcorão 17: 23-24]

O grande erudito, Abu al-Faraj Ibn Al-Jawzi explicou:

Mãe Muçulmana e seu filho na natureza, lendo juntosSer bondoso com os pais é: obedecê-los quando eles ordenam que você faça alguma coisa, a menos que seja algo que Deus proibiu; Dar prioridade às suas ordens sobre atos voluntários de culto; Para abster-se daquilo que vos proíbem de fazer; Para providenciá-los; Para servi-los; Para aproximá-los com mansa humildade e misericórdia; Não levantar a sua voz na frente deles; Nem para fixar o seu olhar sobre eles; Nem chamá-los pelos seus nomes; E ser paciente com eles.

O Alcorão enfatiza as grandes lutas que a mãe atravessa para seu filho, para destacar a necessidade de retribuir o sacrifício de seus pais para eles:

“E ordenamos ao homem que seja bom para com os seus pais: em trabalho de parto, a sua mãe o carregou e o seu desmame durou mais de dois anos.” Agradeça a Mim e aos seus pais, para Mim é o destino final “. [Sagrado Alcorão 31:14]

O renomado crítico, Shaykh Abdur-Rahman As-Sa’di, diz sobre este versículo:

“…E para seus pais…” – significado, ser gentil com seus pais, derramar sobre eles amor, afeto e piedade, tanto em palavras e ações, tratá-los com terna humildade, prever para eles e nunca prejudicá-los verbalmente ou fisicamente.

Por que devemos sermos gentis com nossos pais?

Então Deus menciona a razão pela qual devemos ser gentis com nossos pais, quando Ele diz:

“que sua mãe o deu à luz em trabalho de parto…”

Isto é, a mãe sofreu constantemente; Na dor e dificuldades desde o primeiro momento ela sentiu a criança se movendo em seu ventre para as piores pungências durante o tempo de entrega.

“E seu desmame é por dois anos”

Isto é, durante estes dois anos a mãe amamenta seu filho e cuida dele. Então, depois de todos os anos de sofrimento, sofrimento, amor e cuidado, não poderíamos, pelo menos, compensar nossas mães pelo que fizeram por nós e devolver-lhes seus direitos?

O Alcorão repete sua menção das lutas da mãe em mais uma passagem:

“E ordenamos ao homem, aos seus pais, um bom tratamento: sua mãe o carregou com dificuldades e deu-lhe o nascimento com dificuldades, e sua gestação e desmame [período] é de trinta meses. [Ele cresce] até que, quando ele atinge Maturidade e atinge [a idade de] quarenta anos, ele diz: “Meu Senhor, capacita-me a ser grato pelo Seu favor que Você tem concedido a mim e aos meus pais e para trabalhar a justiça de que Você vai aprovar e tornar justo para mim Minha prole. Na verdade, eu me arrependi a Ti, e na verdade, eu sou dos Muçulmanos.” [Sagrado Alcorão 46:15]

Mãe tem mais direitos do que pai

Em conexão com esta passagem, o falecido Grande Mufti do Paquistão, Shaykh Muhammad Shafy escreveu:

Mãe tem mais direitos que o paiEmbora a primeira parte deste versículo seja uma ordem para fazer o bem a ambos os pais, a segunda frase refere-se apenas às dificuldades sofridas pela mãe, porque eles são inevitáveis, e nenhuma criança pode nascer sem eles. Cada mãe tem que passar pelos problemas de gravidez e dores severas de parto. Em contraposição, não é necessário para um pai que ele sofre qualquer dificuldade em educar e educar a criança, se ele pode dar ao luxo de pagar alguém por esses serviços. É por isso que o Profeta (paz e bênçãos estejam com ele) deu mais direitos à mãe do que a qualquer outro. De acordo com um hadith ele disse:

“Fazei o bem e servindo a vossa mãe, depois à vossa mãe, depois à vossa mãe, depois ao vosso pai, aos parentes próximos e depois aos que vêm atrás deles”. [Mazhari]

“E seu transporte e seu desmame são em trinta meses” [Sagrado Alcorão 46:15]

Esta sentença também descreve as dificuldades sofridas pela mãe para seu bebê. Ela aponta que, mesmo depois de sofrer dificuldades durante a gravidez e as dores de parto, a mãe não recebe descanso dos trabalhos, porque o alimento natural dos bebês está em seus seios, e ela tem que amamentá-los.

Mãe, mãe então pai

O Profeta Muhammad ﷺ continuamente usado para lembrar seus seguidores do status da mãe e da obrigação de ser bom para os pais. A seguinte narração é um belo exemplo da nobre posição da mãe:

Um homem veio ao Profeta ﷺ e disse: “Ó Mensageiro de Deus! Quem dentre os homens garante a melhor companhia de mim? Ele respondeu: “Sua mãe.” O homem perguntou: Então quem? Então ele respondeu: “Sua mãe.” O homem então perguntou: Então quem? Então o Profeta respondeu novamente: “Sua mãe.” O homem então perguntou: Então quem? Então ele respondeu: “Então, seu pai.” (Sahih Bukhari 5971 e Sahih Muslim 7/2)

mãe e filhoComentando este hadith, Shaykh Muhammad Ali Al-Hashimi observa:

Este hadith confirma que o Profeta ﷺ deu prioridade ao tratamento amável da mãe sobre o tratamento amável do pai.

Do mesmo modo, o falecido mufti da Arábia Saudita, Shaykh Abdul-Aziz Ibn Baz comenta este hadith dizendo:

Assim, isso exige que a mãe seja dada três vezes o gosto de bondade e bom tratamento do que o pai.

Ele também escreve:

O segredo de sua importância reside no tremendo fardo e responsabilidade que lhe são colocados e nas dificuldades que ela tem de suportar – responsabilidades e dificuldades algumas das quais nem mesmo um homem carrega. É por isso que das obrigações mais importantes sobre uma pessoa é mostrar gratidão à mãe, e bondade e boa companhia com ela. E nessa questão, ela deve ser dada precedência acima e acima do pai. […] E eu não tenho dúvida de que minha mãe – que Deus misture Sua misericórdia sobre ela – teve um efeito tremendo sobre mim, em me encorajando a estude; E ela me ajudou nisto. Que Deus aumente muito sua recompensa e recompense-a com as melhores recompensas pelo que fez por mim. (Majmoo ‘Fatawa wa Maqalat Mutanawwi’ah)

Paraíso aos pés da mãe

O Profeta Muhammad ﷺ também disse em uma famosa narração:

“O Paraíso está aos pés de sua mãe”

paraíso aos pés da mãeO que pode ser maior evidência de honrar as mulheres do que isso? O Islã efetivamente colocou a recompensa final para os seres humanos em sua devoção às mães.

Shaykh Ibrahim Ibn Salih Al-Mahmud escreve:

Trate sua mãe com o melhor companheirismo, então seu pai; Porque o paraíso está sob os pés da mãe. Nunca desobedecer a seus pais, nem fazê-los irritado, caso contrário você vai viver uma vida miserável neste mundo e no futuro, e seus filhos vão tratá-lo da mesma forma. Pergunte aos seus pais gentilmente se precisar de algo. Sempre agradecer-lhes se eles dão a você, e desculpá-los se eles não fizerem, e nunca insistir em um assunto se eles se recusam a dar-lhe algo.

É relatado de Talhah ibn Mu’awiyah as-Salami que disse:

Eu vim ao Profeta e disse: “Ó Mensageiro de Deus, eu quero fazer o Jihad no caminho de Deus. Ele perguntou:” Sua mãe está viva? “Eu respondi:” Sim. “O Profeta disse: Seus pés, porque o paraíso está lá. “(At-Tabarani).

Shaykh Nidhaam Sakkijihaa comenta:

Agarrar-se a seus pés significa submeter-se a ela, estar perto dela, protegê-la, servi-la porque neste é o Paraíso e com a sua satisfação você desfrutará as boas bênçãos de Deus.

O Profeta Muhammad ﷺ nos mostrou a importância de servir os pais na seguinte narração relatada por Abdullah Ibn Mas’ud:

Perguntei ao Profeta: ‘Ó Mensageiro de Deus, qual é a melhor ação?’ Ele respondeu: “A oração é oferecida a tempo.” Eu perguntei, ‘O que vem em seguida em Deus?’ Ele respondeu: “Ser obediente e bondoso com os pais”. Perguntei ainda: ‘O que vem em seguida em Deus?’ Ele respondeu: ‘Jihad na causa de Deus. [Sahih Bukhari, muçulmano de Sahih]

Desobediência aos pais é um dos maiores pecados

Assim como o Profeta disse que a bondade para com os pais era das melhores ações, ele também disse que a desobediência a eles estava entre os maiores pecados:

“Os maiores pecados são associar parceiros em adoração a Deus, ser indolentes ou indelicados com os pais, matar uma alma proibida por Allah e dar testemunho falso”. [Sahah Bukhari]

A primeira geração de muçulmanos a respeitar as mulheres

Mesmo após o Profeta Muhammad ﷺ, os estudiosos muçulmanos continuaram a enfatizar a importância de ser obediente à mãe. Ao examinar a conduta e os ensinamentos dos primeiros estudiosos muçulmanos, pode-se ver como os destinatários diretos da mensagem islâmica entendiam o mandamento de ser obediente aos pais. Seu comportamento para com os pais mostra aos muçulmanos como se deve implementar os ensinamentos do Profeta sobre honrar os pais.mão cuidadosa

Abdullah Ibn Abbas, companheiros do Profeta e grande estudioso do Islã, considerou o tratamento bondoso de sua mãe como a melhor ação para fortalecer ou retificar a relação com Deus. Ele disse:

Não conheço nenhuma outra ação que aproxima as pessoas de Deus do que o tratamento amável e o respeito pela mãe. [Al-Adab al-Mufrad Bukhari 1/45]

Um exemplo ainda mais poderoso é encontrado na declaração de outro dos companheiros do Profeta, Abdullah Ibn ‘Umar, que também foi um grande erudito do Islã. Foi relatado que:

Abdullah Ibn ‘Umar viu um homem iemenita executando Tawaf (circlando a Ka’bah) enquanto carregava sua mãe de costas. Este homem disse a Abdullah Ibn ‘Umar: “Eu sou como um camelo manso para ela! Eu a carreguei mais do que ela me carregou. Você acha que eu paguei de volta, ó Ibn’ Umar?” Abdullah Ibn ‘Umar respondeu: “Não, nem sequer uma contração !!” [Al-Adab al-Mufrad Bukhari 1/62]

um homem carregando sua mãe nos braçosSubhanAllah (Glória a Deus)! Os esforços de um homem que carrega sua mãe em suas costas ao executar tawaf não pode sequer reembolsar a mãe por uma única contração que ela passou por ele. Sábio foi, na verdade, a resposta de Ibn ‘Umar a este homem para mostrar-lhe como ele era maciçamente endividado para com sua mãe. Este é o tremendo valor e a posição de prestígio de mães em Islam!

Ainda outro exemplo é encontrado na seguinte profecia do Profeta Muhammad ﷺ:

Chegará a você com reforços do Iêmen um homem chamado Uways ibn ‘Amir do clã de Murid da tribo de Qaran. Ele tinha lepra, mas foi curado, exceto por um ponto do tamanho de uma moeda. Ele tem uma mãe e ele sempre a tratou com bondade e respeito. Se ele orar a Deus, Deus cumprirá seu desejo. Se você pode pedir a ele para orar por perdão para você, então faça isso. [Sahih Muslim 16/95]

De fato, mais tarde “Umar ibn al-Khattab encontrou-se com Uways que era exatamente como o Profeta descreveu, e sobre o pedido de Umar” Uways orou por ele. Comentando esta narração, Shaykh Muhammad Ali Al-Hashimi escreve:

Que status elevado alcançou em virtude de sua bondade e respeito para com sua mãe, de modo que o Profeta recomendou seus companheiros de Sahabah para procurá-lo e pedir-lhe para orar por eles!

Tudo isso indica o alto status ao qual o Islã elevou a posição de maternidade, e dada a mãe precedência sobre o pai. Ao mesmo tempo, o Islã tem dado importância a ambos os pais, e tem recomendado bondade e respeito a ambos.

A bondade com seus pais leva ao paraíso

Tão grande era a ênfase islâmica nos pais, que os muçulmanos consideravam uma grande oportunidade de alcançar o paraíso no serviço à mãe.

Iyas Ibn Mu’awiyah era um erudito islâmico famoso da segunda geração dos muçulmanos. Quando sua mãe morreu, Iyas Ibn Mu’awiyah gritou. Ele foi perguntado: “Por que você chora?” Ele disse: “Eu costumava ter duas portas abertas para o Paraíso, agora uma delas está fechada.”

Zayn al-‘Abidin (d. 713CE) era o neto grande do Profeta Muhammad ﷺ e também um renomado erudito. Ele costumava tratar sua mãe com tanta bondade e amor como visto na seguinte narração:

Uma vez lhe perguntaram: “Você é a pessoa mais gentil mãe grávidacom sua mãe, mas nunca o vimos comer com ela de um único prato”. Ele respondeu: ‘Temo que minha mão pegue o que seus olhos já viram no prato, e então eu estaria desobedecendo a ela’. [At-Tartushi, Birr al-Walidayn]

Em outras palavras, ele foi tão cuidadoso para não desobedecer a sua mãe que ele mesmo evitar comer fora do mesmo prato como ela; Ele pensou que ela iria ver um bocado e pretende tomá-lo, mas antes que ela fez ele poderia inconscientemente tomar o mesmo pedaço e comê-lo. Era tão cuidadoso ele obedecer à mãe nos mínimos detalhes.

Outro estudioso islâmico antigo, Sa’id Ibn Al-Musayyib, foi questionado sobre o significado do verso “mas dirigi-los em termos de honra” [Sagrado Alcorão 17:23].

Sa’id Ibn Al-Musayyib respondeu:

Isso significa que você deve dirigi-los como um servo se dirige ao seu mestre.

Muhammad Ibn Sirin costumava falar com sua mãe em uma voz muito suave, por respeito a ela. Ele também era visto frequentemente na companhia de sua mãe e cuidando dela. (Ibn al-Jawzi, Birr al-Walidayn)

Tudo o que precedeu mostra como o status das mães – e conseqüentemente das mulheres – é elevado à posição mais elevada no Islã. A honra dada pelo Islã às mães está além da encontrada em qualquer outra religião, ideologia ou cultura. Esta é uma prova clara do status elevado das mulheres muçulmanas.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…