Home Questões Os Muçulmanos Adoram Caixa Preta (Caaba) No Deserto?

Os Muçulmanos Adoram Caixa Preta (Caaba) No Deserto?

Muçulmanos Adoram Caixa Preta

Hajj – Adoração Pagã de uma Pedra Negra ou de um deus da Lua?

“Mentiras Contra o Islam”

1. Por que os Muçulmanos rezam para um cubo preto no deserto em Meca?
2. Por que eles beijam uma pedra negra pendurada no cubo preto?

Os Muçulmanos apenas adoram Um Deus, sem deuses alguns para além dEle. Este é o mesmo Deus de Abraão na Bíblia, nos mesmos termos mencionados no Livro de Êxodo e Deuteronômio nos Dez Mandamentos; “Não terás outros deuses além de Mim.”

A “Pedra Negra” Está Montada na Caaba – Um Edifício em Forma de  Cubo no Santuário de Meca

Vamos examinar de perto a Caaba (A Casa Santa), de estrutura quadrada, em Meca, na Arábia, onde em seu canto oriental fica a Pedra Negra montada no peito. Todo peregrino em Meca gostaria de beijá-la a partir do momento em que chega lá. Esta ação marca o início do ato de “Tawaf”.

A palavra “Tawaf” é um substantivo infinitivo Árabe que significa circular, bússola ou mover-se em torno de algo. Um peregrino deve circular a Caaba sete vezes, para completar o Tawaf. Cada uma das sete rodadas começa por beijar, se possível, ou simplesmente apontando para a Pedra Negra. A Pedra Negra serve assim para marcar o início de cada rodada. O Tawaf é uma das partes integrais da Peregrinação (Hajj), que também é realizada, como um ato de adoração separado a qualquer momento. Assim, encontramos a Ka’bah sendo continuamente circulada por pessoas dia e noite.

A Real Importância do Tawaf (andando pela Caaba)

Circundar ou contornar a Caaba (também conhecida como Casa de Allah) e beijar a pedra são de fato considerados os aspectos externos do Tawaf, além de seu significado interno. Eles se parecem com as posturas de permanecer em pé pé, curvar-se, prostrar-se e sentar´se, observadas nas orações Islâmicas diárias. No entanto, as posturas da oração, assim como circundar a Caaba juntamente com o beijo, formam a casca externa do joio, que preserva o grão. O grão do Tawaf repousa nos significados elevados das recitações e orações do Peregrino, nos sentimentos emocionantes que surgem em seu coração – como seu amor extremo por Allah, sua admiração por Ele e suas grandes esperanças nEle.

Vamos examinar, por exemplo, as palavras da Unidade de Deus, mencionadas pelo peregrino por todo o seu Hajj e, especialmente, ao redor da Caaba.

Labbaik Allah humma labbaik Labbaik la sharika laka labbaik Innal hamda Wan-ni’mata Laka walmulk Laa sharika lak.

Ó meu Senhor, aqui Estou ao Seu serviço, aqui Estou. Não há, para Ti, parceiro algum. Aqui Estou. Por certo o louvor e as provisões são Seus, e também o Domínio e a Soberania. Não há, para Ti, parceiro algum.

O Tawaf é feito apenas para o Deus Supremo do universo (Allah), e nunca em nome de qualquer outro deus, nem pela pedra negra, como algumas pessoas afirmam. A ação do Tawaf está em obediência à promessa que um peregrino tem com seu Senhor. Ele está fazendo isso como um crente no Deus Único de Abraão, Adão, Moisés, Jesus e Muhammad, que a paz esteja com todos eles. A adoração no Islam só pode ser para Allah e mais ninguém. O ato de beijar a pedra ou apontá-la enquanto caminha-se ao redor do Caaba nada mais é do que seguir a tradição do próprio Profeta, que explicou que não era a pedra ou a lua ou qualquer outra coisa a ser adorada, mas sim toda a nossa adoração, devoção e ação de graças deve ser apenas para o Deus Todo-Poderoso (Allah).

Uma Pedra Pode Ser Deus?

Considere isso, quando o profeta Muhammad ﷺ finalmente ganhou acesso à sua terra natal depois de ser forçado a sair por mais de uma década, a primeira e única coisa que ele fez foi remover e destruir os 360 ídolos e estátuas que dominavam a área por séculos. Depois de destruir todos esses “deuses” falsos, o profeta ﷺ e seus companheiros se certificaram de comunicar às próximas gerações depois deles, de adorar apenas o Deus Único que não pode estar contido em uma caixa, pedra ou qualquer outro lugar do universo. Isso é semelhante ao que ainda encontramos hoje na Bíblia para Judeus e Cristãos, quando o Rei Salomão dedicou seu templo a Deus, dizendo: “O céu e o céu dos céus não podem conter Você, quanto menos esta casa que construímos com mãos humanas? ” Não há imagem esculpida para os peregrinos adorarem na kaabah, ou no Haram (santuário) nem em qualquer lugar do mundo.

Os Muçulmanos adoram apenas a Deus como Uno. Adorar qualquer coisa ou alguém que não seja Allah – é o crime mais hediondo e blasfêmico do Islam. À luz do que o Alcorão declarou, adorar qualquer coisa em vez de Deus Todo-Poderoso, ou fazer parceiros na adoração, orando através de algo como uma rocha, um graveto, uma pedra, um osso ou qualquer outra coisa no universo, seria a última coisa que qualquer adorador de Um Deus (Muçulmano) poderia imaginar. Uma pedra não tem poder algum para fazer o bem ou infligir dano a qualquer um, além de Allah, a Única divindade da humanidade. Isso é algo apreciado de maneira consciente, ignorante ou figurativa – por aqueles que adotam a adoração em pedra em vez da adoração a Deus, uma crença e prática tão profanas quanto insensatas. É por isso que a Pedra Negra se torna um mistério para essas pessoas e, por ignorância, alguns mentem abertamente dizendo que Muhammad ﷺ quebrou todos os ídolos no Islam, exceto um – ou seja, a Caaba, ou a Pedra Negra.

Foi então que ‘Umar, o segundo Califa, removeu qualquer dúvida de suas mentes. Umar deixou claro para todos sobre a pedra negra, ao dar a volta no Caaba, ele chegou ao canto onde a pedra negra está montada, inclinou-se para ela e disse:

“Sem dúvida, eu sei que você não passa de uma pedra e não pode prejudicar nem beneficiar ninguém. Se eu não tivesse visto o profeta Muhammad ﷺ beijar-te, não te beijaria” [Sahih Al Bukhari].

Verdadeira História da Pedra Negra

Há mais de cinco mil anos, o pai dos Profetas, Profeta Abraão (que a paz esteja com ele), construiu a atual estrutura da Caaba sob as próprias ordens de Allah. Ele a construiu com seu filho jovem, Ismael (que a paz esteja com ele), pai dos Árabes. É assim que o Alcorão descreve a construção deles juntos:

“E (lembre-se) quando Abraão (Abraão) e (seu filho) Isma’il (Ismael) estavam levantando os fundamentos da Casa (a Ka’bah) em Meca, (dizendo): ‘Nosso Senhor! Aceite (este serviço) de nós. Verdadeiramente! Você é o Todo-Ouvinte, Todo Conhecedor” [Sagrado Alcorão 2: 127]

O pai e o filho, verdadeiros crentes no Deus Único e se submetendo a Ele nos seus termos (Muçulmanos), estavam dessa maneira levantando as fundações com corações trêmulos, pois os Muçulmanos são os servos mais devotos de Allah, sempre com medo de Seu descontentamento. Enquanto construíam a Caaba, portanto, ambos tinham medo de que Allah não aceitasse seu humilde serviço, daí a oração deles. Quão tocante é tanta fidelidade, quão comovente é tanta humildade para com Deus, o Grande! É a essência do monoteísmo, o padrão ideal de fé e ações grandes e pequenas para todos os muçulmanos seguirem. Quando elevado a uma certa altura, Abraão ordenou ao filho que escolhesse um pedaço de pedra para marcar o ponto principal da esquina. Enquanto o rapaz a procurava, o Anjo Gabriel apareceu com a Pedra Negra do Céu.

O Profeta Muhammad ﷺ disse:

«A pedra negra desceu do céu, quando era mais branca que o leite, mas os pecados das pessoas a enegreceram»

Abraão pegou a pedra negra e a encaixou, e ali permanece até hoje. É uma pedra celestial, então, e não terrena. Foi selecionado por Allah para a Sua Santa Casa (a Caaba).

O edifício terminado, foi assim que Abraão e Ismael continuaram orando a Allah, no versículo seguinte:

“Senhor nosso! E nos torne submissos a Você e [torne] aos nossos filhos uma nação submissa a Você, e mostre-nos nosso Manasik (todas as cerimônias de peregrinação – Hajj e Umrah etc.) e aceite nosso arrependimento. Verdadeiramente, Você é Quem aceita o arrependimento, o Mais Misericordioso” [Sagrado Alcorão 2: 128]

Allah ensinou a eles, através da revelação, os ritos de peregrinação, que incluem o Tawaf.

A História Apresenta um Aspecto Raro

Supondo que a Pedra Negra esteja faltando por um motivo ou outro, ela invalida o Tawaf e a Peregrinação por esse motivo? Absolutamente não. Isso é exatamente o que já aconteceu na história do Islam. Nesse caso, a Shari’ah (Lei) sustenta que o peregrino deve executar seu Tawaf sem a pedra Negra. Em vez da Pedra Negra, o peregrino deve tocar seu lugar na esquina da Caaba, ou apontar para seu local, e continuar seu Tawaf. Assim, a total ausência da própria Pedra não faz diferença na validade do Tawaf e da Peregrinação.

Beijar Significa Adoração?

Beijar uma pedra não é um sinal de sua adoração. Beijar a Pedra Negra não pode ser transformado em adoração a ídolos, pois a pedra não é imagem, assim como o simples beijo não é adoração por uma mera imaginação. Qualquer um pode alegar que os Muçulmanos adoram um certo ídolo. Mas o fato é que eles não adoram nada, exceto Deus, o Único. O ídolo e sua adoração simplesmente não existem. A Bíblia é beijada nos tribunais; isso significa então que é adorado? Além disso, os pais beijam seus filhos com amor, sem nenhum traço de adoração.

Convite ao Islam

Este é o legado deixado pelo Profeta Abraão para toda posteridade aceitar e seguir, e nenhum povo de qualquer país ou nação é uma exceção a essa posteridade. Então, em vez de considerar o dever do Hajj (peregrinação) como um ritual pagão, por que não considerar sua própria idolatria milenar e aceitar e seguir a religião de nosso pai Abraão? Chegou a hora dessas mesmas pessoas proclamarem por vontade própria:

“Não há Deus Digno de adoração, exceto Deus Todo-Poderoso!”

E oramos ao Deus Todo-Poderoso, pedindo a Ele para guiá-los e deixá-los realizar o Hajj (peregrinação) à Casa de Deus em Meca! E ofereça suas orações regularmente voltadas para a mesma casa! Amém.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…