Home Questões Allah Por que Devemos Louvar e Adorar a Deus?

Por que Devemos Louvar e Adorar a Deus?

1
porque adorar Deus

Quando vemos as incríveis exibições de habilidade de um dos nossos heróis esportivos, ou quando observamos grandes feitos de coragem, ou quando ouvimos um discurso motivacional, somos obrigados a louvar o que experimentamos. Nós defendemos. Nós aplaudimos. Nós damos uma ovação. Somos movidos, inspirados, encorajados, exaltados e oprimidos pelo que experimentamos. Nunca nos esquecemos desses momentos em nossas vidas. Basta pensar na última vez que você experimentou esse momento e como sua reação ao elogio foi a única reação justa e necessária.

Agora vamos chamar nossa atenção para o nosso universo; Nós vivemos neste universo incrível. Esperamos, amamos, procuramos justiça e acreditamos no valor final da vida humana. Rezamos, sentimos, refletimos e descobrimos. Vivemos em um vasto universo com bilhões de estrelas, galáxias e planetas. O universo contém seres sensíveis que têm um fluxo único de consciência. Nós temos uma mente imaterial que interage com o mundo físico. O universo possui leis e um arranjo preciso que, se diferente, teria impedido o surgimento da vida consciente. Sentimos – no fundo – a malevolência do mal e a justiça do bem.

Em nosso universo, temos animais e insetos, como a formiga que pode suportar seu próprio peso corporal muitas vezes, e as sementes que podem germinar do calor do fogo. Vivemos em um planeta com milhares de línguas e milhões de espécies. Vivemos em um universo onde a mente humana pode descobrir armas que podem acabar com a Terra, e produz idéias que podem impedir que essas armas disparem. Vivemos em um universo que, se um dos seus átomos inumeráveis ​​é dividido, pode liberar imensa quantidade de energia. Vivemos em um planeta que, se os corações estão unidos, pode trazer a paz para o mundo.

No entanto, alguns de nós não são forçados a dar a Deus – que criou o universo inteiro e tudo dentro dele – uma ovação de pé; Permanecer de pé, glorificá-Lo e louvar-Lhe. Não podemos agradecer ao criador de cada momento, cada situação e interação. Somos enganados, iludidos e esquecidos a respeito de Deus, aquele que nos criou:

“Ó humano, o que te fez negligente em relação ao teu Senhor, o Munificentíssimo”
[Sagrado Alcorão 82:6]

Deus é realmente excelente, ele é o maior. Ele é digno de nosso amor, obediência e atos de adoração. Se você já entendeu por que, aqui estão três razões fundamentais.

O direito de Deus de ser adorado é um fato necessário de Sua existência.

O melhor lugar para começar é entender quem é Deus. Deus, por definição, é aquele que tem direito a nossa adoração; é um fato necessário da própria existência. O Alcorão repetidamente destaca esse fato sobre Deus,

“”Por certo, eu sou Allah; não existe deus senão Eu; então, adora-Me e cumpre a oração em lembrança de Mim.” [Sagrado Alcorão 20:14]

Como Deus, por definição, é o único Ser aquele cujo direito é nossa adoração, então todos os nossos atos de adoração devem ser direcionados a Ele somente.

Deus é exclusivamente um sem parceiros. Na tradição islâmica, somos conscientes de que Ele é perfeito, tão perfeito quanto perfeito pode ser. Ele possui todos os nomes e atributos perfeitos ao mais alto grau possível. Deus é descrito como ‘O Amoroso’, e isso significa que Seu amor é o amor mais perfeito e Seu amor é o maior amor possível. É por esses nomes e atributos que Deus deve ser adorado.

Nós sempre louvamos as pessoas por sua bondade, conhecimento e sabedoria. No entanto, a bondade, conhecimento e sabedoria de Deus são o mais alto possível sem deficiência ou falha. Portanto, Ele é digno da forma mais extensa de louvor e louvar a Deus é uma forma de adoração. Deus também é o único que tem direito a nossas súplicas e orações. Ele sabe melhor o que é bom para nós, e Ele também quer o que é bom para nós. Tal Ser com esses atributos deve ser rezado e ser solicitado. Deus é digno de nossa adoração porque há algo sobre Deus que o faz assim. Ele é o Ser com os nomes e atributos mais perfeitos.

Um ponto importante a respeito de adorar a Deus é que é o direito Dele, mesmo que não possamos receber nenhum tipo de conforto. Se quisermos viver uma vida cheia de sofrimento, Deus ainda deve ser adorado. Adorar a Deus não é dependente de algum tipo de relacionamento recíproco; Ele nos dá vida, e nós o adoramos em troca. Não entenda mal o que está sendo dito aqui, Deus nos chama com muitas bênçãos (como discutido abaixo); no entanto, Ele é adorado por causa de quem Ele é e não necessariamente por causa de como Ele decide – através de Sua sabedoria ilimitada – distribuir Sua generosidade.

Deus criou e sustenta tudo

Deus criou tudo; Ele sustenta continuamente todo o cosmos e nos fornece de sua generosidade. O Sagrado Alcorão repete continuamente esta realidade de muitas maneiras, o que evoca uma sensação de gratidão e admiração no coração do ouvinte ou do leitor:

“Ele foi Quem vos criou tudo quando existe na terra…” [Sagrado Alcorão 2:29]

“Atribuíram-Lhe parceiros que nada podem criar, uma vez que eles mesmo são criados.” [Sagrado Alcorão 7:191]

“Ó humanos! Lembrai-vos da graça de Allah para convosco. Há criador outro que Allah, que vos dê sustento do céu e da terra? Não existe deus senão Ele. Então, como dEle vos distanciais?” [Sagrado Alcorão 35:3]

Portanto, tudo o que usamos em nossas vidas diárias e todas as coisas essenciais que precisamos para sobreviver são todos devidos a Deus. Daqui resulta que todos os agradecimentos lhe pertencem. Como Deus criou tudo o que existe, Ele é o dono e mestre de tudo, inclusive nós. Portanto, devemos ter um sentimento de admiração e gratidão para com ele. Como Deus é nosso Mestre, devemos ser Seus servos. Negar isso não é apenas rejeitar a realidade, mas é o auge da ingratidão, da arrogância e do desconhecimento.

Como Deus nos criou, nossa própria existência depende unicamente d’Ele.

“Como podeis renegar a Allah, enquanto Ele vos deu a vida quando estáveis mortos? Em seguida, far-vos-á morrer; em seguida, darvos-á a vida; e finalmente, a Ele sereis retornados.” [Sagrado Alcorão 2:28]

Não somos auto-suficientes, mesmo que alguns de nós estejam iludidos ao pensar que somos. Se vivemos uma vida de luxo e facilidade ou pobreza e dificuldades, somos dependentes de Deus. Nada neste universo é possível sem Ele e tudo o que acontece é devido à Sua vontade. Nosso sucesso na vida e as grandes coisas que podemos ter alcançado são, em última análise, por causa de Deus. Ele criou as causas no universo que usamos para alcançar o sucesso, e se Ele não for nosso sucesso, nunca aconteceu. Compreender a nossa última dependência de Deus deve evocar uma imensa sensação de gratidão e humildade em nossos corações. Humilhando-nos diante de Deus e agradecendo a Ele é uma forma de adoração. Uma das maiores barreiras à orientação divina e a misericórdia é a ilusão da auto-suficiência, que é, em última instância, baseada no ego e na arrogância. O Sagrado Alcorão deixa este ponto claro:

“Qual! Em verdade, o homem transgride, quando se vê rico.” [Sagrado Alcorão 96:6-7]

“E, quanto a quem é avaro e prescinde da ajuda de Allah, E desmente a mais bela Verdade, A esse, facilitar-lhe-emos o acesso ao caminho difícil, E de nada lhe valerão suas riquezas, quando se abismar.  Por certo, impende-Nos a orientação.” [Sagrado Alcorão 92:8-12]

Deus nos oferece inúmeros favores

“E concedeu-vos de tudo que Lhe pedistes. E, se contais as graças de Allah, não podereis enumerá-las. Por certo, o ser humano é injusto, ingrato.”
[Sagrado Alcorão 14:34]

Devemos estar eternamente agradecidos a Deus porque nunca poderíamos agradecer-Lhe pelas Suas bênçãos. Pegue o coração, por exemplo. O coração humano bate cerca de 100.000 vezes por dia, o que é aproximadamente 35.000.000 vezes por ano. Se tivéssemos de viver até a idade de 75 anos, o número de batimentos cardíacos chegaria a 2.625.000.000. Quantos de nós já contaram esse número de batimentos cardíacos? Ninguém nunca o fez.

Para poder contar isso muitas vezes, você teria que começar a contar cada batimento cardíaco desde o dia em que nasceu. Isso também significaria não poder viver uma vida normal, como você sempre contaria toda vez que seu coração começasse uma nova batida. No entanto, todos os batimentos cardíacos são preciosos para nós. Qualquer um de nós sacrificaria uma montanha de ouro para garantir que nossos corações funcionassem adequadamente para nos manter vivos. No entanto, esquecemos e negamos a Aquele que criou nossos corações e os capacitou a funcionar. Este exemplo nos obriga a concluir que devemos agradecer a Deus, e a gratidão é uma forma de adoração. A discussão acima apenas se refere aos batimentos cardíacos, então imagine a gratidão que devemos expressar para todas as outras bênçãos que Deus nos deu. Nesta perspectiva, qualquer coisa além de um batimento cardíaco é um bônus. Deus nos deu favores que não podemos enumerar, e se pudéssemos contá-los, teríamos de agradecê-lo por poder fazer isso também. Para concluir, adorar amorosamente a Deus e submeter pacientemente nossa vontade a Ele a fim de cumprir o propósito de nossa existência.

Load More Related Articles
Comments are closed.

Check Also

Se você não pode ver Deus, por que acreditar nele?

Ver Deus é suficiente para crer? O que aconteceria se pudéssemos ver Deus? Isso acabaria c…